Este é um método baseado em fluxos de lucros futuros potencialmente gerados pela marca. Ou seja, a partir de um raio X da Força da Marca e dados de negócios e financeiros, pode-se estimar tais lucros e trazer o valor a data de hoje. Esse valor é o VPL – Valor Presente Líquido da Marca.

Abaixo, uma explicação detalhada do método utilizado no presente estudo:

• STEP 1 – Determinar Receita Líquida (ROL). Margem Operacional Líquida e EBITDA estimados da marca
Estimar a ROL futura para a marca no período de cinco anos. Isso é feito tomando em consideração a avaliação da empresa realizada e disponibilizada pela própria companhia. Leva em consideração crescimento orgânico e inorgânico, histórico de vendas, tendências, crescimento de mercado esperado, forças competitivas e análises de projeções.

• STEP 2 – Estabelecer o intervalo de Royalty Rate
Rever contratos de licenciamentos no setor e afins, bem como avaliações feitas em empresas similares, considerando as particularidades das regiões. Analisar margens e value drivers nos setores considerados. Estabelecer o intervalo de royalty rate.

• STEP 3 – Avaliar a força da marca
Determinar o poder da marca usando dados quantitativos e qualitativos de pesquisas com usuário das marcas e calcular o Brand Performance ou Score Index em base 100. Aplicar o Brand Score Index score no intervalo de royalty rate range para determinar a taxa de royalty da marca.
Essas pesquisas são parte de um estudo maior que a Brand Dx fez entre 1/Janeiro/2018 até 4 junho de 2018, com 24 mil pessoas no Brasil, nas cidades principais em mais de 11 estados.
Foram analisadas mais de quatro mil marcas em 50 setores da economia.
Veja tabela com KPIs avaliados:

Pelo desempenho da marca nos indicadores anteriores, é calculado o Índice de Força da Marca, que varia de “0” a “100”.

Além de estabelecer a Força da Marca, o método ajuda na avaliação do Risco da Marca em garantir o fluxo de lucros futuros. Quanto mais baixo seu desempenho, maior o risco e vice-versa.
Classifica-se assim as marcas pelos seus riscos:

• STEP 4 – Determinar o custo de capital ajustado da marca baseado no WACC
A taxa de desconto é usada para calcular o VPL dos lucros futuros da marca (considerando seus riscos). O risco específico da marca é calculado e serve para ajustar o custo de capital. Usamos a mesma taxa da avaliação da empresa.

• STEP 5 – Cálculo do Valor da Marca
O VPL dos royalties calculados é igual ao valor da marca.
O método do Royalty Relief é baseado em taxa de royalties usado por empresas no mundo inteiro, as quais são disponíveis em banco de dados de empresas especializadas como Royalty Stat e Royalty Source, entre várias outras.

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